quinta-feira, 24 de março de 2011

Resposta a Bete e Rafa...

Olá Bete e Rafa em primeiro lugar me perdoe pela demora em responder seu comentário do dia 23/02/2011 é que tive alguns imprevistos.
Olha a Ataxia de Friedreich é realmente constatada por um exame no DNA do paciente onde realmente a comprova. Devemos sim fazer esse exame para não o associarmos com outros casos parecidos.
Olha realmente é uma deficiência onde não  se a cura, e genética os médicos entram com medicações para tentarem diminuir o tempo de sua progressão. Na verdade tudo indicado pelo médico do paciente.
A fisioterapia uma forma de se manter em limitações já adquiridas pela Ataxia.
Tem também a Fono principalmente pelos engascos. A Hidroterapia também muito bom, mais como te falo cada caso é um.
Agora em respeito a não saberem o que fazer mais querem já é ótimo. Vou lhe falar como portadora  de Ataxia de Friedreich. É muito difícil na vida de todo ser humano depender de outro e aceitar que é uma pessoa com limitações ou seja deficiente física. Primeiro busquem ajuda médica para terem a certeza e confirmação se é Ataxia de Friedereich ou até mesmo outra Ataxia, já com a confirmação tomem providências em relação marcação de consultas para se ter um acompanhamento digno que todos merecem. Depois fica tudo mais fácil para realmente serem ajudados. Olha não mostre a eles o que tem, mostre doque são capazes em realizarem mesmo de forma diferente (seja com limitações).
Pergunte sempre se querem algo e deixe que eles mostrem como, não procure fazer do seu jeito e sim do jeito deles,  basta ter paciência e muito amor. Bete e Rafa na verdade com acompanhamento médico vocês terão a base maior que precisam e depois o amor de vocês os ajudarão.
Referentes aos engasgo procure ao tomarem, que tomem com canudos fica mais facíl, ao comerem, comam mais devagar e alimentos bem picados. A PRESA E INIMIGA DA PERFEIÇÃO.
Aqui em meu blog tem informações de médicos, locais do exame de DNA tel., endereços muitas informações que precisa.
Se tiver dúvidas estarei sempre a disposição, mande beijos a seus primos(as) e muita força a vocês e que Deus esteja sempre perto e confortando vocês pelo amor e a vontade de ajudar os que precisão.
Até Breve.

2 comentários:

  1. Olá Adriana, gostaria de saber como participar do grupo de estudos sobre Ataxia de Friedreich da equipe do Dr. Luis no Hospital São Paulo?

    ResponderExcluir
  2. Sua resposta está na aba Ataxia de Friedreich, Beijos e até

    ResponderExcluir